Pratos preparadas por alunas de Curso de Produção Artesanal de Alimentos Derivados de Leite foram avaliados por jurados

As duplas Salete/Judite e Leci/Ana foram as grandes vencedoras do Concurso de Alimentos Derivados de Leite

Ao todo, as 11 alunas do curso utilizaram 200 litros de leite na preparação dos pratos

 

A 37ª Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Cascavel (Expovel/Internacional) foi palco, neste fim de semana, de dois eventos promovidos pelo Sindicato Rural Patronal de Cascavel. Após participarem na sexta-feira (11), no estande da Rural Leite, do Curso de Produção Artesanal de Alimentos Derivados de Leite, 11 agricultoras filiadas à entidade prepararam pratos com este ingrediente que fizeram parte de um concurso culinário realizado na noite do último sábado.

Além de porções para os cinco jurados do Concurso de Alimentos Derivados de Leite, estas iguarias foram degustadas pelo público presente. Ao todo, 200 litros de leite foram empregados nos dois eventos, resultando em deliciosos pratos: queijos, iogurte, tortas, compotas, doces, ricotas e muito mais.

O presidente da Sociedade Rural Patronal de Cascavel, Paulo Roberto Orso, foi só elogios em relação às alunas do curso e às candidatas do concurso promovido pela entidade durante a 37ª Expovel. "Estas mulheres são vitoriosas, pois tiveram disposição de ficar dois dias trabalhando para este concurso e coragem por se deixarem ser avaliadas por pessoas que elas não conhecem", destaca.

Com o queijo cottage temperado, a dupla Maria Salete Vieira de Souza e Judite Lourenço Martins venceram o concurso de pratos salgados. Entre os doces, as ganhadoras foram Leci Marcos Martins e Ana Terezinha Castro Janing, que prepararam uma deliciosa torta de ricota.

O curso da qual elas e suas colegas participaram foi ministrado pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR), Zeli da Conceição Ferreira de Oliveira, que ficou surpresa com a qualidade dos pratos preparados por suas alunas. "Superou minhas expectativas. Fico feliz por elas terem aprendido tão bem, pois além de saberem fazer pratos que podem ser vendido e ajudá-las em seu orçamento doméstico, elas vão oferecer às suas famílias mais qualidade de vida, com refeições mais naturais, menos industrializadas", avalia.

Leci, uma das vencedoras do concurso, falou em nome das participantes do curso e do concurso culinário. "Estamos felizes porque aprendemos ao mesmo tempo em que nos divertimos. Este fim de semana foi um momento muito feliz de nossas vidas", relatou.

CRÉDITOS
Dângela Peruffo

Voltar